Proposta

A proposta pedagógica da Escola de Educação Infantil Dom Quixote está estruturada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9.394/96) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN-EI) e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos sociais, cognitivos, emocionais, corporais e educacionais.
Nossa metodologia de ensino está baseada numa proposta sócio-interacionista onde o professor e o aluno tem papel essencial no processo de ensino e aprendizagem, possui uma postura que aguça a curiosidade, a capacidade de argumentar e a relação com o outro, tornando o aprendizado agradável e prazeroso.

A filosofia da Escola Dom Quixote é formar cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor. Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.

Nos dias de hoje, frente ao processo de globalização e a maior integração que o Brasil busca perante o Mercosul e a Unasul, a língua espanhola se tornou um pré-requisito para uma vida sem fronteiras. O aprendizado de uma segunda língua nos primeiros anos de vida gera uma significativa elasticidade mental para a criança e sua implementação no processo educacional ocorre de forma lúdica e eficaz. Curiosa e aberta às novidades, ela adquire vocabulário em pouco tempo e destreza com idiomas em geral, constrói um repertório linguístico diferenciado e ainda adquire a possibilidade de vivenciar a diversidade cultural.

Nossa proposta pedagógica visa garantir à criança o direito de brincar, pois esse é o caminho pelo qual a criança aprende e se relaciona com o mundo, optamos por uma proposta que privilegia a criança como um ser em desenvolvimento contínuo e progressivo, protagonista de seu conhecimento, interagindo com o meio ambiente, priorizando as habilidades individuais, sem, contudo, desconsiderar seus conhecimentos prévios e as diversidades.